Rita Natálio

Nasceu em Lisboa em 1983. Estudou História na Universidade Nova de Lisboa e Artes do Espectáculo Coreográfico na Universidade de Paris VIII. Como intérprete, realizou o Curso de Pesquisa Coreográfica do Fórum Dança 2006  e participou em vários workshops de composição e improvisação.

A sua actividade principal tem-se centrado na área da dramaturgia e escrita . Colaborou, com Vera Mantero, João Fiadeiro, Cláudia Dias, Guilherme Garrido, Pieter Ampe, António Pedro Lopes, Marianne Baillot e João Lima, entre outros. Trabalhou igualmente com a estrutura RE.AL criada por João Fiadeiro, na coordenação e acompanhamento de projectos de investigação. Colabora regularmente com projectos ligados à escrita e  documentação para artes performativas (festival Alkantara, rede DÉPARTS) e pontualmente como professora (PEPCC Fórum Dança).

Desde 2008, começou igualmente a desenvolver o seu próprio trabalho de criação.Dirigiu o projecto de improvisação “Nada do que dissemos até agora teve a ver comigo” com estreia e criação na Fundação de Serralves no âmbito do CICLO DOCUMENTE-SE! e “Não entendo e tenho medo de entender, o mundo assusta-me com os seus planetas e baratas”.  Está neste momento a terminar a sua primeira peça de grupo com a participação da artista convidada Luciana Fina para o Festival Temps d’Images.

Faz ainda parte da rede internacional de artistas Sweet and Tender Collaborations (www.sweetandtender.org).

Advertisements